Divulgação do gabarito preliminar e confecção do recurso no Exame de Suficiência
(Consultoria para estudantes – Sucesso na edição 2017.2: 100% dos alunos aprovados – Conheça !)
Agradecemos a todos que estão acompanhando a cobertura da 2ª edição do Exame de Suficiência 2017 pelo Suficiência Contábil. Ontem (04 de outubro de 2017) foi divulgado o gabarito preliminar do Exame CFC 2017.2. Para quem ainda não conferiu, basta clicar neste link para verificar.
É uma grande satisfação informar que fomos o primeiro site a divulgar o gabarito extraoficial e ainda tivemos 98% de conformidade com o Gabarito Oficial Preliminar divulgado pela FBC. Como prevíamos e, inclusive alertamos os candidatos, a questão 44 poderia vir com gabarito divergente – o que de fato ocorreu.
Receba o modelo de recurso em seu email – CFC 2017.2
Para receber o modelo de recurso em seu email, por favor, preencha o formulário abaixo:
(Obs.: Em nossos modelos de recurso procuramos sempre defender a anulação da questão e não a mudança de gabarito)
(Importante – Leia todo o artigo abaixo antes de protocolar o seu recurso)
Agora vamos falar um pouco sobre as anulações:
Quais questões são passíveis de anulação?
Todas aquelas que você julgar que contém erro no enunciado ou nos itens, com omissão de dados relevantes para se encontrar a solução, mal redigidas etc.
Quais questões o Suficiência Contábil confeccionará modelo de recurso? Quando disponibilizará?
Nós confeccionamos modelo de recurso para a questão 25 e 44.
O que esperar da FBC?
O Suficiência Contábil compilou as anulações de todos os exames de Bacharel desde 2011.1 (quadro ao lado).
Observa-se que , com exceção dos Exame 2014.1 e 2014.2, a FBC nunca anulou mais que duas questões por prova. Seguindo essa linha, acreditamos ser muito improvável a FBC/CFC anularem 3 ou mais questões nesta edição (2017.2).
Uma estatística interessante é que, nos Exames de Suficiência, por exemplo, nunca foi anulada uma questão de português. Mas, não iremos desistir, confeccionaremos o recurso.
É possível a alteração de resposta entre o gabarito preliminar e o final?
Sim, é possível. Mas a probabilidade é baixíssima. A troca de respostas só ocorreu uma vez em 2012. Na época, ficou valendo apenas o gabarito definitivo (Você pode verificar a prova e o gabarito oficial do exame de Suficiência de 2012.1 aqui ou na aba downloads do nosso site. No polêmico exame 2014.1 a FBC tentou trocar a resposta no gabarito final, porém, mudou de ideia e acabou por anular a questão.
Sempre há esperança
Recebemos vários emails/mensagens via Facebook/Mensagens por WhatsApp de alunos com 23 e 24 pontos perguntando se ainda possuem chance de ser aprovado. A nossa resposta a esses questionamentos é: Sim! vocês tem chance. No Exame de Suficiência 2014.1 houve a anulação de 5 questões na prova de bacharel. Na ocasião, houve pelo menos um candidato que nós conhecemos que tinha acertado apenas 20 questões, mas mesmo assim conseguiu ser aprovado no Exame de Suficiência devido às 5 anulações que ocorreram. Então, tenha fé! Não se dê por vencido e lute até o final: envie recurso de todas as questões que você considera passíveis de anulação.
Como fazer o recurso
Você precisa saber fazer o recurso da forma correta. Segue alguns conselhos para que o seu recurso tenha uma maior chance de sucesso:
1 – Não copie o recurso de outra pessoa. Explique com seus cálculos e suas palavras porque você entende que a questão “x” deve ser anulada. Se um recurso mal redigido for copiado e enviado por vários candidatos, as chances de anulação da questão diminuem.
2 – Seja objetivo e claro. Como vocês podem ver nos comentários deste post e deste outro post, serão muitos recursos. Se a sua contestação tiver textos grandes e prolixos, provavelmente será indeferida sumariamente – o revisor não vai perder tempo procurando entender o pleito mal formulado do candidato. Não há necessidade de utilizar palavras rebuscadas, seja simples e direto.
3 – Apenas poste o recurso depois de tê-lo lido pelo menos 2 vezes. Se possível, passe para um colega revisar antes de enviá-lo. Isso é importante uma vez que, depois de postado, o recurso não pode ser alterado!
4 – Faça o recurso de tudo que você julgar que é válido! Confie em você mesmo, não se importe com a opinião dos outros. No Exame de Suficiência já houve de tudo: questões erradas que não foram anuladas; questões que estavam corretas e que foram anuladas; mudanças de gabarito incoerentes, etc.
5 – Não deixe para fazer o recurso na última hora e fique atento ao prazo. Este começou hoje às 10:00hs e termina amanhã às 18:00h (horário de Brasília!).
Lembre-se: o recurso é entregue pelo sistema de acompanhamento de inscrição do candidato, no site da FBC.
Deseja discutir as questões?! Vá para o Fórum Contábil (clique aqui)! Lá você pode participar das discussões com VÁRIOS outros candidatos!
Mais Dúvidas?! Coloque nos comentários, aqui em baixo, responderemos sempre que possível!
Receba notícias contábeis de qualidade em seu celular ;) – Adicione o número (65) 98140-8787 no seu celular (basta pressionar e segurar o número) e envie um “oi” pelo WhatsApp
TODOS OS ALUNOS DA NOSSA CONSULTORIA PERSONALIZADA FORAM APROVADOS – CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA PARA ESTUDANTES E FAÇA PARTE DE UM GRUPO DE CAMPEÕES!
O recurso é só copiar e enviar?
Não você deve complementar o recurso com o seu entendimento, extraindo ou aumentando palavras e artigos
para onde envial qual email?
1 – Não copie o recurso de outra pessoa. Explique com seus cálculos e suas palavras porque você entende que a questão “x” deve ser anulada. Se um recurso mal redigido for copiado e enviado por vários candidatos, as chances de anulação da questão diminuem.
ENVIA PARA QUAL E-MAIL???
Na minha opinião a questão 44 tem que ser anulada pois se no gabarito preliminar divulgaram uma resposta e no Extra oficial outra resposta cabe recurso sim e tem que ser anulada.
Enviou a sua solicitação de anulação?!!!
Todos unidos conseguiremos!!!!
PRA ONDE ENVIA…BASTA INDENTIFICAR E MANDAR O MODELO DO SITE QUE ESTA SUPER ELABROADO?
ACHO QUE PODEMOS SIM COPIAR E ENVIAR… A EXPLICAÇÃO DESTA BEM FEITA E DETALHADA!
Afinal, podemos usar este recurso modelo ou é só para nos guiarmos por ele ?
Pode sim Andre, o importante é todos enviarem. Precisaremos de uns 7000 recursos enviados para ter alguma chance de anulação.
Obrigado, Diego, mas acabei fazendo algumas modificações. Boa sorte a nós!
para onde se envia diego?
É PARA NOS GUIARMOS POR ELE. COMPLEMENTA ELE COM SEU ENTENDIMENTO
quais as questões que cabem recurso?
25 e 44 tem o modelo aí em cima. Vamos todos fazer, pois ouvi dizer que precisamos de 7.000 pedidos….
Não existe isso de precisar de pelo menos 7 mil recursos. Apenas um recurso anula a questão se este for coerente e bem fundamentado com as bases técnicas que comprovam que a banca cometeu erro..
Pronto ja enviei e se Deus quiser vai dar tudo certo em nome de Jesus.. Eu preciso de duaaaaas..
Também estou na mesma! Vamos ter fé!
Qual é o prazo de análise dos recursos?
Hoje final da tarde !
prazo de entrega hj a tarde, de analise eu nao sei…
Pessoal, a questão 46 também não seria passível de ser anulada? Pois, analisando a NBC TA 240 R1, identifiquei razões que dão margem para que tanto alternativa A quanto D podem está corretas.
pode me enviar o recurso da questão 46?
A questão 46 não tem probabilidade de ser anulada? Visto que na minha opinião ela possui duas alternativas que estariam certas, A e D e isso prejudicou muito o candidato
Tem sim, sempre tem rsrsrs
Pessoal entrei com recurso em 4 questões, precisamos nos unir e enviar o máximo possível. Se quiserem o meu modelo (só peço que façam algumas alterações pra não ficar claro que foi copia) me mandem email ou whatsApp [email protected] e whats 091 982368610 Andressa.
Questões que pedir recurso 05, 17, 25 e 44.
Andressa, boa tarde!
Vc poderia me enviar o modelo dos recursos enviados?
Desde já agradeço!
Luana Gregório
Ola gostaria do seu modelo de recurso
[email protected]
Obgada
Segue um video q o prof Onei postou sobre outras questoes possiveis de anulacao
PROF ONEI GRAVOU O RECURSO DO CRC
RECURSO 2 º EXAME DE SUFICIÊNCIA 2017 QUESTÕES 05, 09, 11, 46
ACESSE O LINK: https://youtu.be/ZYoIHcrvh0M
Bom dia
Pode me passar o recurso da 17 para ter uma ideia?
[email protected]
Recurso enviado ,agora é aguardar .
Recurso enviado ,agora é aguardar e torcer.
Pessoal é muito importante que todo mundo que está dependendo da anulação da 44 e 25 mandem recurso, pois ouvi dizer que precisamos de pelo menos 7.000 pedidos … VAMOS COLABORAR TODOS
Vou enviar 3 recursos galera, vamos nos unir. Obrigado.
Senhores, estou enviando 3 recursos também, além dos modelos do site, estou confeccionando um para a questão 46.
Att,
Pessoal, temos que nos atentar pois li no edital que será aceito somente um recurso de casa questão por candidato, me corrijam se eu estiver errada!!!
Voce pode mandar apenas 1 recurso por questão. Porém pode mandar referente a quantas questões julgar que cabe recurso ….
Queria entender como a questão 25 está errada.
Pois, o valor que compõe o estoque é o valor da mercadoria + frete, seguro+ outras despesas, logo o frete incorpora o estoque, ficando 60.000.
Então, 60.000/5000= Custo unitário da MP de R$ 12,00
.
12,00 * 4000 (metros consumidos)= 48.000,00 de Matéria Prima utilizada na confecção de 2.000 unidades.
18 x 2.000= 36.000,00 de mão de obra, (18,00 por unidade)
Depreciação é custo fixo, não varia conforme a quantidade produzida, o mesmo se aplica a mão de obra do supervisor e o aluguel da área de produção.
O custo variável será composto apenas da Matéria Prima utilizada e da Mão de obra, ou seja, 48.000,00+36.000,00= 84.000,00.
Resposta C, conforme gabarito preliminar Oficial.
Se eu estiver equivocada, por favor me ajudem a entender.
Pelo que entendi, já que só foram usados 4.000 metros então o custo vai ser sobre a quantidade usada, assim sendo fica assim:
60.000/5000= 12*4.000= 48.000 da mercadoria utilizada
2.000*18= 36.000 da mão de obra, somando 48.000+36.000= 84.000
O restante é estoque, portanto não entra nos custos da fabricação.
A data está errada. O enunciado fala dos fatos em Junho de 2016 e a apuração em julho de 2017
Olá,
Alguém tem o modelo de recurso pra 17?
Boa tarde a tds, por gentileza a questão 30, tive dificuldade e encontrei números diferentes para o ponto de equilíbrio financeiro letra “b”, devo ter feito algum calculo errado, alguém poderia me explicar para que entenda onde errei, pois a questão pede a INCORRETA…
Cara nessa questão você teria que dividir o valor da Receita Bruta, Tributos, Custos variáveis e Comissão por 5;000 e depois multiplicar por 5.100, os Custos Fixos e Despesas Fixas continuariam os mesmos valores, dai ficaria assim:
2.500.000/5.000= 500*5.100= 2.550.00 Receita Bruta
450.000/5.000=90*5.100= 459.000 Tributos
750.000/5.000= 150*5100= 765.000 Custos Variáveis
125.000/5.000= 25* 5.100=127.500 Comissão sobre Vendas
Feito isso você substituiria os valores e chegaria o resultado de R$211.500,00 de Prejuízo, logo a resposta Incorreta é a letra A.
Pessoal! Vamos ajudar uns aos outros, quanto mais recurso enviar mais chance teremos, enviem todos pelo menos os das questões 25 e 44, tem muita gente precisando de duas anulações para Passar, inclusive eu.
Pessoal pode fazer os recursos de duas questões juntos? Ou faz um recurso, depois o outro.
Não. Tem que ser feito um de cada vez
RECURSO DA QUESTÃO 44 ENVIADO COM SUCESSO. ACREDITO FORTEMENTE QUE A QUESTÃO TEM TUDO PARA SER ANULADA. PARABENIZO DESDE JÁ TODA EQUIPE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL PELO EXCELENTE TRABALHO PRESTADO E SOBRETUDO, A ESTE RECURSO TÃO BEM ELABORADO.
DEUS ABENÇOE.!!
Galera tem pouca gente comentando sobre os recursos, será que o site aqui poderia enviar um alô pra galera que é cadastra no banco, tem muita gente precisando de 2 questões no mínimo. Assim como eu também, eu enviei de 3, quem sabe né. Obrigado a todos.
você fez da questão 46?
eu já enviei o meu com base no modelo que o suficiência enviou.
Bom dia
Pode me passar o recurso da 17 para ter uma ideia?
[email protected]
Bom dia
Pode me passar o recurso da 17 para ter uma ideia?
[email protected]
Bom dia Diego!
Você pode me enviar o modelo do recurso da questão 46? Obrigado.
[email protected]
Galera aqui em cima tem bem certinho explicando como fazer o recurso! Quanto mais pessoas mandarem referente a 25 e 44 melhor ! Vamos nos unir todos que estão dependendo de anulação para passar!!
Peguem as instruções aqui em cima e façam a solicitação da anulação la no campo de inscrição de vocês. É bem simples de fazer, mas o importante é não copiar o recurso, apenas usar como um norte o modelo que está aí em cima da questão 25 e 44..
O prazo para entrega do recurso se encera hoje no final da tarde.
Obrigada.
Alguém poderia me enviar o recurso da questão 46?
Alguém sabe se eles informam o total de recursos ? E quando ? Valeu.
RECURSO QUESTÃO 05
Venho perante a esta respeitosa banca recorrer do gabarito da questão 05 do Exame de
Suficiência 2017.2. A questão possui interpretação dúbia, conforme será apresentado a seguir.
Trata de uma sociedade que foi constituída dia 2.1.2017
Se buscar o anexo III da estrutura de contas o que trata do capital social ele fala em capital realizado que você deveria realmente marcar pela alternativa D, só que essa listagem de contas ela vai contra a LEI das Sociedades por ações que a Lei contábil maior no artigo 182 ela trata o seguinte: que a conta capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução a parcela ainda não realizada. Então o VALOR SUBSCRITO é o valor referente ao CAPITAL SOCIAL porque a diferença entre o capital social e o a realizar, vc tem o CAPITAL REALIZADO. Tanto que o manual de contabilidade de Sergio de Ludicibus ATLAS 2ª Edição São Paulo, páginas 412 e 413 fala sobre o CAPITAL SOCIAL e o CAPITAL REALIZADO. O Capital Social ele é o subscrito, é o nominal das empresas, então nesse ponto, busca na letra D ele seguiu o procedimento didático que está indo contra as conformidades da Lei 6.404 artigo 182, porque se usar a Lei marcaria a letra B, então peço a anulação pois tem tanto a letra B quanto a D possibilidades de respostas para essa questão. Ou seja, a questão 05 acaba possuindo 2 respostas. Por esse motivo, a anulação da mesma vem a ser medida de justiça.
RECURSO QUESTÃO 17
Venho perante a esta respeitosa banca recorrer do gabarito da questão 17 do Exame de
Suficiência 2017.2.
17. Em 1º.7.2017, uma Academia de Ginástica inaugurou suas instalações com o lançamento de uma campanha que consiste em que seus alunos paguem o pacote trimestral promocional no valor de R$ 375,00, Á VISTA, no ato da matrícula.
Aderindo a esse pacote, …
O contrato prevê que, independentemente da frequência do contratante, ao fim de cada mês o valor proporcional é considerado devido e não mais passível de devolução.
No mesmo dia da inauguração, a Academia de Ginástica efetuou matrícula de 20 ALUNOS e REGISTROU O “RECEBIMENTO, EM DINHEIRO, EM SEU CAIXA” NO VALOR de R$ 7.500,00.
Durante todo mês de julho, a Academia não efetuou mais nenhuma matrícula e funcionou regularmente. Ao final do mês, apurou que, em média, o comparecimento dos alunos foi de 50%.
A academia apura mensalmente suas receitas e despesas, em atendimento ao REGIME DE COMPETÊNCIA.
Considerando-se apenas as informações apresentadas e o que dispõe a NBC TG 30 – Receitas; e desconsiderando-se os aspectos tributários, o VALOR da RECEITA que deve ser reconhecida no mês de julho de 2017 é de:
d) R$ 7.500,00 POR QUE?
O TEXTO DIZ: consiste que seus alunos paguem A VISTA o pacote no valor de R$ 375,00
Independente da frequência do aluno ou período de tempo o aluno irá pagar o valor à vista em Julho de 2017 e ainda diz que o valor não é passível de devolução em caso.
FOCO PRINCIPAL (aqui está): No mesmo dia da inauguração, a Academia de Ginástica efetuou matrícula de 20 ALUNOS e REGISTROU O “RECEBIMENTO, EM DINHEIRO, EM SEU CAIXA” NO VALOR de R$ 7.500,00.
O texto mesmo diz REGISTROU o RECEBIMENTO em seu CAIXA no VALOR de R$ 7.500,00
REGIME de COMPETÊNCIA.
Não precisa de mais nada, o texto é claro e objetivo.
RESPOSTA CORRETA – Letra D. Por esse motivo, peço mudança no gabarito ou a anulação da mesma vem a ser medida de justiça.
Recurso 25- 44- 46
RECURSO QUESTÃO 12
Venho perante a esta respeitosa banca recorrer do gabarito da questão 12 do Exame de
Suficiência 2017.2.
Onde fala que de acordo com a NBC TG 26(R4) – APRESENTAÇÕES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS e a NBC TG 32(R3) – TRIBUTOS SOBRE O LUCRO, a despesa com Tributos sobre o lucro é de:
IRPJ CORRENTE R$ 595.990.143,50 e CSLL CORRENTE R$ 250.565.091,66 TOTAL da Despesa com Tributos sobre o Lucro é de R$ 846.555.235,16 LETRA C
Por esse motivo, peço mudança no gabarito para letra C ou a anulação da mesma vem a ser medida de justiça.
Quanto tempo leva para saber se os recursos foi aceito pela banca?
Maria, bom dia.
Segue informação extraída do editador
10.14 Os recursos referentes aos gabaritos preliminares serão analisados e julgados, e a divulgação aos interessados, que ocorrerá no sistema de inscrição, dar-se-á no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de aplicação das provas
Obrigada, Tiago.
Estou ansiosa…
De nada Maria, também estou ansioso, preciso que uma das duas questões seja anulada para eu atingir os 25 pontos
Por favor , alguèm sabe me dizer se some da área restrita o recurso enviado? pensei que ficava lá até o deferimento?
Que a 44 seja anulada…….
Quando sair o gabarito oficial, a área dos recursos volta com os pareceres deferidos ou indeferidos. Espero que anulem as questões 25 e 44, que as respostas sejam DEFERIDO.
também espero.
fiz 24 pontos.
As questões 9, 12, 17 e 46 estão erradas que poderão ser Anuladas, se não forem via recursos administrativos faremos via Judicial
Tem um processo em andamento das questões de 2016.2 e até agora nada.
Podemos tentar neste exames também. se não anularem nenhuma questão.
Boa sorte a todos.
Gostaria de saber se alguém entrou em contato com a banca FBC a respeito dos recursos se entrou eles comentaram algo possível de anulação .
Pessoal
Quanto tempo demora em média para o retorno de um recurso?
Obrigado
No edital está 60 dias após a prova, mas deve sair começo de Novembro…até o dia 10 mais ou menos…espero que anulem as questões 25 e 44…A questão 25 teve um equívoco da banca no enunciado ( data), a banca não pode errar, os candidatos não podem ser prejudicados. Estou com 24 pontos no aguardo das anulações! Em 2016.1 houve um equívoco da banca nas formulações das questões 26, não possuia o item IV nas respostas e na questão 35 não especificou a lei da mulher, as duas questões foram anuladas, espero que sigam o mesmo critério e anulem pelo menos a questão 25 dessa vez!!! Boa sorte a todos nós!
Roseli, estou na torcida para que anulem a questão 25 ou 44. Na sua opinião a questão 25 está mais provável de ser anulada?
Tiago, as duas questões possuem erros, porém a questão 25 possui um ERRO GRAVE MATERIAL, erro na formulação no enunciado, erro na data, um erro inadmissível, grotesco, pois a contabilidade é feita por exercício e nessa questão diz 1 ano anterior. Se os candidatos não podem ERRAR, a banca também não pode. A questão 44 ficou confusa, chegamos em duas respostas, tem chance de ser anulada também, porém, depende dos recursos enviados provarem isso à banca; Espero que a banca examinadora assuma os erros e anule as questões, acho que a 25 tem mais chances de ser anulada, pois quando acontece um ERRO GRAVE MATERIAL em concursos, eles anulam as questões, assim os candidatos não ficam prejudicados. Vamos aguardar na torcida e com fé em Deus!
Tomara que você esteja correta Roseli, mas eu descordo. O enunciado diz que ocorreu uma aquisição de MP em 30/06/2016 – entrada em estoque e ponto final.
Em julho/17 (absurdo o tempo) houve a utilização do material. Não fala em ajustes no estoque e nada, portanto o custo permaneceu o mesmo.
Pede ainda para considerar apenas as informações apresentadas.
Boa observação ”Roseli” , espero que sigam o mesmo raciocínio.
Também estou com 24.
Cremos em Deus pai.
A angustia da espera chega até a doer, rsrsrs
Gente vcs acham que as questões 25 e 44 serão anuladas? Estou com 24 pontos tb e espero que anulem, pois as questões possuem ERROS!!! Os exemplos de recursos do Suficiência Contabil ajudam muito! Parabéns aos professores e obrigada pela ajuda! No aguardo das anulações!
Eu acho que a questão 25 é a que tem mais chance de ser anulada devido ao erro das datas no enunciado.
Mesmo que aleguem que o erro não atrapalharia na solução do problema, as datas erradas confundiram os candidatos na resolução.
Por isso que eu acho que será anulada.
EU PRECISO DA ANULAÇÃO DA QUESTÃO 25, TENHO 24 ACERTOS!!!
ESTOU ANGUSTIADA!!!
Tenho fé que a questão 25 será anulada. Vi o histórico de anulação da banca da FBC e a maioria anulada é por ERRO MATERIAL GRAVE, ou seja, erro de digitação.
Explicações:
Erro material:
É o chamado erro de fácil constatação, perceptível à primeira vista, a olhos nu. Não carece de maior exame para detectar que há um flagrante desacordo entre a vontade e o que de fato foi expressado no documento. Não há necessidade de recorrer a interpretação de conceito, estudo ou exame mais acurado para detectar esse erro; ele é percebido por qualquer pessoa.
É o erro “grosseiro”, manifesto, que não deve viciar o documento. Nesse caso repara-se o erro material.
Na questão 25 constou uma data errada ( 30.6.2016, quando o correto seria 30.6.2017)
Nada foi explicado quanto aos fatos contábeis ocorridos entre 01/07/2016 e 30/06/2017, havendo omissão a todas as operações contábeis deste período e por esse fato os candidatos foram prejudicados.
Em suma, o erro material exige a correção uma vez que retrata a inexatidão material, ou seja, reflete uma situação ou algo que obviamente não ocorreu. Portanto a questão 25 deve ser ANULADA!
Estou com 24 pontos e aguardando essa anulação!!! Queremos nosso CRC!
2 !!
Estamos no mesmo barco Jessica, está difícil esperar, rsrs
Pessoal estou muito angustiada, como é ruim o silêncio da banca.
Tenho fé que a questão 25 será anulada. Vi o histórico de anulação da banca da FBC e a maioria anulada é por ERRO MATERIAL GRAVE, ou seja, erro de digitação. Anularam questões de provas anteriores por estar em algarismos romanos e a resposta estava em numerais, questão faltando o item IV na resposta, questão faltando a lei da mulher no enunciado, mandato de segurança quando o correto é mandado de segurança e muitos outros erros de digitação que a banca assumiu o erro e anulou as questões, Agora, nessa questão 25 tem esse ERRO MATERIAL na data, aguardo a anulação pelo mesmo motivo das questões anteriores.
Explicações:
Erro material:
É o chamado erro de fácil constatação, perceptível à primeira vista, a olhos nu. Não carece de maior exame para detectar que há um flagrante desacordo entre a vontade e o que de fato foi expressado no documento. Não há necessidade de recorrer a interpretação de conceito, estudo ou exame mais acurado para detectar esse erro; ele é percebido por qualquer pessoa.
É o erro “grosseiro”, manifesto, que não deve viciar o documento. Nesse caso repara-se o erro material.
Na questão 25 constou uma data errada ( 30.6.2016, quando o correto seria 30.6.2017)
Nada foi explicado quanto aos fatos contábeis ocorridos entre 01/07/2016 e 30/06/2017, havendo omissão a todas as operações contábeis deste período e por esse fato os candidatos foram prejudicados.
Em suma, o erro material exige a correção uma vez que retrata a inexatidão material, ou seja, reflete uma situação ou algo que obviamente não ocorreu. Portanto a questão 25 deve ser ANULADA!
Estou com 24 pontos e aguardando essa anulação!!! Queremos nosso CRC!
Estou com 22 pontos, tenho alguma chance?
Será que essa semana sai o gabarito final?
Bem que poderia sair hoje né?
Se eu estivesse nessa banca, dependendo do número de recursos eu já anularia na hora as questões com mais recursos e analisaria apenas as demais. rsrsrsrs
Pior que essa banca não costuma anular questões por mais óbvio que sejam os recursos. O Cespe (uma banca tradicional e de provas bem elaboradas) costuma acatar os recursos que são feitos sob orientação de professores renomados. E a FBC não… Realmente isto deve ser revisto. Só as pessoas que elaboram suas provas têm razão!!!
Mas e as provas anteriores? Que critério usaram para anular as questões?
Se a questão 25 não for anulada então eu não sei mais qual deve ser anulada.
O erro da questão é material, erro crasso de data.
Concordo Marcelo. Tenho fé que a questão 25 será anulada. Vi o histórico de anulação da banca da FBC e a maioria anulada é por ERRO MATERIAL GRAVE, ou seja, erro de digitação. Anularam questões de provas anteriores por estar em algarismos romanos e a resposta estava em numerais, questão faltando o item IV na resposta, questão faltando a lei da mulher no enunciado, mandato de segurança quando o correto é mandado de segurança e muitos outros erros de digitação que a banca assumiu o erro e anulou as questões, Agora, nessa questão 25 tem esse ERRO MATERIAL na data, erro grosseiro, aguardo a anulação pelo mesmo motivo das questões anteriores.
Você foi perfeita Roseli.
Eu acho fico angustiado com essa espera, eu até enviei email para a FBC, mas eles não respondem por nada neste mundo.
Eu ainda tenho fé de que tudo vai dar certo.
Saiu o gabarito oficial…Nenhuma questão foi anulada. :( Fiquei com 24 pontos…
Eu também fiquei nos 24 pontos.
Embora eu não tenha estudado nada, absolutamente nada, fiquei bem chateado com o resultado final.
O jeito é estudar para a próxima desde já.
Também fiquei com os 24 pontos, mesmo a questão 44 tendo duas respostas corretas.
Nenhuma questão anulada…
Meu Deus fiquei indignada com a questão 25 com aquele erro absurdo.
Eu também fiquei, a banca tinha tudo para anular.
No meu recurso eles simplesmente indeferiram por não estar de acordo com as normas do edital.
Mas tudo bem, não voou me abater.
Como conseguiu ver a resposta do seu recurso?
Não precisa, já encontrei.
Eu tb achei um absurdo a questão 25 não ser anulada, pois possui um ERRO GRAVE MATERIAL. Indeferiram os recursos dessa questão pelo mesmo motivo.
Recurso indeferido – o recurso está em desacordo com o(s) seguinte(s) item(ns) do Edital: 10.8. Os recursos que contenham informações divergentes, inconsistentes ou incompletas e que não atendam às exigências e/ou às especificações estabelecidas neste Edital, serão automaticamente indeferidos. 10.12. Os recursos deverão conter argumentos e fundamentações com base nos conteúdos programáticos, sob pena de não serem considerados.
Nem parecer deram a respeito do ERRO na questão 25.
Verdade. Nem parecer elaboraram.
Fiquei muito chateada. Fiquei nos 24. Pessoal não tem outra forma de tentar reverter?
Pelo visto a resposta sobre nossos recursos foi padrão, pois meu recurso na questão 46 também foi indeferido com base no item: 10.8. e 10.11. do Edital; Infelizmente não é a resposta que eu imaginava, não necessitaria acatar o recursos, mas a banca ao menos poderia apresentar o porque de considerar a questão valida, correta, e apresentar a divergência, inconsistência ou falta de clareza do recursos apresentado…
Várias pessoas se uniram e ligaram, enviaram emails para FBC em 2016.1 e conseguiram anular duas questões, após o gabarito oficial. Essa questão 25 tinha que ser anulada, já enviei vários emails, mas acho q fui bloqueada. Meus emails estão retornando. o jeito é ligar lá e tentar essa anulação.
Nossa Roseli, eu acabei de enviar um email para eles.
Mas eu não espero mais nada com relação a essa prova.
Agora eu vou focar na próxima prova, vou estudar e quero acertar pelo menos 30, para nunca mais precisar esperar por anulações, foi muito sofrido.
Vou passar e-mail e ligar também.
Ainda questiono o resultado da questão 44, queria ver o CFC manda um balanço para o Banco central e o banco aceita os valores bancários em desacordo com saldos do banco informado nos extratos
O site do CFC agora está indisponível.
A questão 25, eles erram feio na formulação da questão e a gente tem que ficar feito palhaço é um absurdo. Foi indeferido tb o meu questionamento, Cadê o argumentação do FBC, Tá mais que justificado.
Vamos tentar pela Ouvidoria ( site CFC), fazer a reclamação da questão 25.
Pessoal, infelizmente nenhuma ação agora surtirá efeito.
O negócio é começar a preparação desde já para a próxima prova.
Marcelo, temos q estudar para a próxima prova sim! Mas mta gente ficou prejudicado! A banca teria que ter anulado as questões 25 e 44, é uma questão de justiça com os candidatos. Assim, sem anulações e com erros nas questões, a banca perde sua credibilidade. Eu enviei e-mails. Se todos enviarem a banca vai voltar atrás, mas temos que unir e enviar vários e-mails. Não é justo sermos reprovados por ERROS da banca. FBC precisa reconhecer os ERROS!!! :(
Bom dia concordo, fiquei com 24 e o recurso foi rejeitado pelas mesmas razões, questão 46.É preciso uma manifestação junto o CFC em minha opinião.
alguém recebeu alguma resposta diferente do padrão referente a questão 25??
Resposta Padrão: Recurso indeferido – o recurso está em desacordo com o(s) seguinte(s) item(ns) do Edital: 10.8. Os recursos que contenham informações divergentes, inconsistentes ou incompletas e que não atendam às exigências e/ou às especificações estabelecidas neste Edital, serão automaticamente indeferidos. 10.12. Os recursos deverão conter argumentos e fundamentações com base nos conteúdos programáticos, sob pena de não serem considerados.
A resposta do meu recurso da 25 foi exatamente essa.
Eu enviei um email, mas eu acho simplesmente impossível a banca voltar atrás.
O resultado foi divulgado e publicado no diário oficial.
A quantidade de pessoas revoltadas é enorme.
Não. Eles podem voltar a trás sim! viu uma vez eles anularem uma questão e divulgar uma lista de aprovação complementar. Tem que ter fé, que conseguimos o queremos. ;)
Sim, vamos nos unir, enviar vários emails, não podemos ser reprovados por erros da banca. Enviem o máximo de emails possíveis, vamos fazer barulho, Unidos somos mais fortes! Já enviei vários!!!
[email protected]
[email protected]
[email protected]
Injustiça não ter nenhuma anulação!!! Um absurdo essas respostas, o parecer da questão 44 não me convenceu e a resposta da questão 25 foi ridícula,nem é um parecer. FBC volta atrás e anula as questões!!!
Eu encaminhei e-mail para o FBC também, pois o erro foi grotesco na questão: 25.
Enviei por e-mail e entrei no site do CFC na parte da Ouvidoria fiz um resumo na parte da manifestação e anexei também o recurso em PDF e enviei também.
Pessoal faz também o recurso pela Ouvidoria.
Pessoal também vou ligar para o número que eles disponibilizam no site para reclamar.
Gostaria muito que a banca resolvesse a questão 25 e nos mostrasse os fatos ocorridos em 2016 para poder resolver a questão. Completo absurdo, o aluno estuda e é cobrado em cada detalhe mas um erro grave de data em uma questão de exame de suficiência contábil é ridículo.
Para mim, as questões 25,44 e 46 deveriam ser anuladas….Eles só dão esta resposta padrão, que nada diz…Acho que nem eles sabem explicar o motivo do indeferimento…Essa banca já deveria ser trocada há muito tempo!!!
Envie email para a ouvidoria do CFC, eu acho pouco provável que mudem isso, mas não custa tentar.
Eu enviei.
Sim, vamos nos unir, enviar vários emails, não podemos ser reprovados por erros da banca. Enviem o máximo de emails possíveis, vamos fazer barulho, Unidos somos mais fortes! Já enviei vários!!!
[email protected]
[email protected]
[email protected]
Injustiça não ter nenhuma anulação!!! Um absurdo essas respostas, o parecer da questão 44 não me convenceu e a resposta da questão 25 foi ridícula,nem é um parecer. FBC volta atrás e anula as questões!!! Também enviei manifestação para ouvidoria. Muita gente ligando e enviando e-mails.
FBC TELEFONE:
(61) 3246-7120
Alguém entende esse raciocínio, se a cpc li da uma conta de cheques a compensar no passaivo porque a conta do ativo sofreria reflexo do cheque que nem compenso ainda , e demonstraria um saldo de banco diferente do extrato bancário.
essa foi a resposta que recebi da 44 cfc , não concordo , banco se eu mando um saldo assim ele questiona na hora ate o dono da empresa não entenderia ajustar um cheque na conta que não foi compensado.
Portanto, para responder a questão é necessário efetuar a Reconciliação Bancária:
Saldo fornecido pelo Banco conforme extrato bancário 30.6.2017 R$21.715,00
(-) Cheque no. 001, não compensado (já contabilizado) (R$4.200,00)
Saldo bancário ajustado em 30.6.2017 R$17.515,00
É necessário, ainda, salientar que o Razão Analítico da Conta Corrente Bancária,
apresentado em 30.6.2017, não considerou o cheque no. 002, no valor de R$7.350,00. Por
esse motivo, o cheque deverá ser considerado no saldo do Razão Analítico da Conta
Corrente Bancária:
Razão Analítico da Conta Corrente Bancária
Data Histórico Débito Crédito Saldo
1.6.2017 Saldo Anterior R$30.000,00 D
5.6.2017 Tarifa Bancária R$18,00 R$29.982,00 D
12.6.2017 Cheque no. 001 R$4.200,00 R$25.782,00 D
30.6.2017 Cheque no. 003 R$917,00 R$24.865,00 D
Cheque no. 002 R$7.350,00 R$17.515,00 D
Portanto, o saldo contábil a ser apresentado no Razão Analítico da Conta Corrente Bancária
em 30.6.2017 é: R$17.515,00.
BOM DIA, ACABEI DE FAZER UMA MANIFESTAÇÃO AO CFC, JUNTO A OUVIDORIA, EM DECORRÊNCIA DA QUESTÃO 46, ONDE RECEBI A MESMA RESPOSTA DE COLEGAS, ALEGANDO QUE O ITEM 10.8 DO REFERIDO EDITAL NÃO FOI RESPEITADO, OU SEJA, O FAMOSO CTRLC + CTRLV, PARA TODOS. NÃO TEM SENTIDO ESSA REJEIÇÃO E JUSTO COM ESSES ARGUMENTOS, DÁ A ENTENDER QUE NEM LIDOS FORAM OS RECURSOS. SOLICITO A TODOS QUE FAÇAM O MESMO EM SE MANIFESTAREM JUNTO AO CFC. SE TEMOS DIREITO DE SE MANIFESTAR, PRECISAMOS QUE CADA UM, FAÇA A SUA PARTE. BOA SORTE A TODOS.
Pessoal liguei para o CFC: Falei da questão 25 que todos receberam a mesma resposta da banca, e que todos estavam se sentindo leigos em não saber formula o recurso já que todos os recursos foi considerado inconsistentes ou incompleto. Ele falou para enviar email e registra os fatos na Ouvidoria das nossas insatisfação com a resposta da banca aos nossos recursos. Então pessoal passa e-mail e registra os fatos na Ouvidoria.
Tel. (61) 3314-9600 vai transferir para o setor de Registro. Expressa sua insatisfação com a resposta do recurso com tranquilidade.
Tem uma petição rolando
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR102945
A unica forma para TALVEZ conseguir alguma coisa diferente em relação aos nossos recursos seria por ação judicial, pois através de petição não haverá nenhuma alteração, como exemplo tivemos o da prova CFC 2016-2 onde ocorrera 5.440 assinaturas E NADA FORA FEITO e na prova 2017.2 deste ano até o presente momento apenas 1.711 assinaram, reclamação a OUVIDORIA também não ocorrera nenhuma anulação/retificação ou qualquer outro meio, inclusive penso que não somente nós alunos devíamos entrar judicialmente, mas muitos CONTADORES/PROFESSORES apresentam duvidas e inconsistências nas respostas, E tal situação serve inclusive como prova da desunião da classe, onde os aprovados (alguns, porem maioria) e os profissionais da CONTABILIDADE (alguns, porem GRANDE MAIORIA) não estão preocupados;, E apenas para ilustrar, como ficam as empresas/profissionais/professores de faculdades de consultoria e de planos de estudo que visam a aprovação de seus colaboradores em relação ao APRENDIZADO INCOMPLETO E DUVIDOSO?
Bom dia ;
Alguém entrou com processo judicial ?