10 dicas para você dormir melhor e render mais nos estudos!
Dormir mal é um hábito que pode lhe custar caro. Ainda mais nos dias de hoje, em que a vida corrida transforma a nossa rotina em muitas horas de trabalho e estudo. No entanto, para você poder render mais nos estudos é necessário ter uma boa noite de sono. De acordo com a médica Fernanda Haddad, coordenadora do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial: “Não dormir o número adequado de horas por noite e ter distúrbios do sono podem causar fadiga, cansaço, sonolência diurna e sensação de sono não reparador, com impacto desfavorável no rendimento diário e na qualidade de vida”, afirma. A especialista passa algumas dicas para você dormir melhor e render mais nos estudos. Você terá mais disposição ao longo do dia e conseguirá ter um sono reparador durante a noite. Confira:
1- Verifique se o seu travesseiro e colchão estão bons
Dores musculares ou nas costas indicam que já pode ser a hora de se trocar o seu colchão ou travesseiro. Para se ter um sono de qualidade, o seu corpo precisa estar em um local confortável – e o tipo de cama/travesseiro varia de pessoa para pessoa.
2- Preste atenção na sua respiração
Caso você tenha problemas respiratórios, por mais que você durma bastante, acordará cansado. A especialista adverte: “Os principais sintomas diurnos dos pacientes que apresentam distúrbios respiratórios do sono são a sonolência diurna, problemas de concentração e de memória, irritabilidade, dentre outros”
3- Tenha horários regulares
Ter horários regulares ajuda bastante a criar uma rotina de bom sono. Um adulto precisa, em média, de 7 a 9 horas de descanso por noite e uma rotina que possibilite essa pausa faz toda diferença no dia seguinte. O ideal é ir dormir e acordar sempre na mesma hora, para que o corpo se adapte.
4 – Prepare o seu local de descanso
Deixar o quarto escuro e silencioso ajuda bastante no relaxamento para ter uma noite tranquila. Se houver luz dentro do quarto, seja de uma TV, seja de um celular, o organismo entenderá que é dia e o cérebro poderá parar de produzir a melatonina, hormônio que controla o relógio biológico.
5- Evite beber álcool, energéticos ou produtos com cafeína antes de deitar
Bebidas como o café, refrigerantes, chá preto e mate, e as alcoólicas atrapalham o sono e, por isso, não é recomendado o consumo antes de dormir. Comer demais ou ingerir alimentos pesados também pode prejudicar a qualidade do descanso.
6-Não utilize TV, celular e computador na cama
Se quiser ter um sono melhor, será preciso renunciar ao hábito de verificar redes sociais ou de assistir àquele filme na TV, pelo menos 30 minutos antes da hora programada para dormir. Esse tempo é necessário para que o corpo comece a relaxar e deixe o cansaço natural bater na hora certa.
7- Pratique atividades relaxantes antes de ir para a cama
Depois de dar um tempo nos aparelhos tecnológicos, os 30 minutos antes de dormir devem ser dedicados ao relaxamento. Deixar a luz do ambiente mais baixa, ler algo agradável e leve, meditar ou tomar um banho são algumas atitudes que ajudam a dissipar a agitação do dia.
8- Exercício e boa alimentação
A médica Fernanda Haddad recomenda fazer exercícios físicos frequentemente. Isto auxilia a gastar a energia do corpo e manter a saúde. As atividades físicas devem ser feitas, idealmente, ao longo do dia e não em horário próximo ao recolhimento, para que o corpo tenha tempo suficiente para se acalmar sem atrapalhar o sono.
9- Controle o stress
A rotina corrida traz traz cansaço físico e estresse mental. É preciso ter plena consciência de que a sobrecarga do dia pode se refletir entre os lençóis, prejudicando o descanso. Para não deixar que isso aconteça, é necessário refletir bem sobre a própria vida e, se necessário, procurar um psicólogo ou psiquiatra que ajude a lidar com o problema.
10- Cochilo depois do almoço
Se a noite de sono não for suficiente, considere tirar um breve cochilo depois do almoço. A soneca pode ajudar a recarregar as baterias, mas é válido ter em mente que ela não resolve o problema do sono desregulado.
“Infelizmente, hora de sono perdida não é recuperada, principalmente, quando isso se torna um hábito. O melhor é reavaliar e readequar a rotina”, diz. Segundo Fernanda, a pausa da tarde deve durar de 30 a 40 minutos, no máximo, pois, se for mais longa, pode prejudicar o sono da noite e complicar ainda mais o quadro.
Fonte: EXAME , http://saude.terra.com.br .
Procure sempre ter um sono reparador. Use estas dicas para o seu bem estar, elas irão auxiliar você a dormir melhor e render mais nos estudos, seja para o Exame de Suficiência ou para outro concurso público.
Leia também: Técnicas de Estudo – o Diferencial para o Sucesso
Boa noite, comprei sua apostila das questões comentadas ref exame de suficiência 2015 e gostei muito.Gostaria de saber se vocês também outros cursos referente a concursos por ex: INSS da qual estou aguardando sair o edital ,ou os cursos são somente para o exame de suficiência?
Boa noite,
E a lista de resultado 2015.1 sai quando?
Olá Maria, sugiro ler este artigo: http://suficienciacontabil.com.br/2015/03/31/quando-saira-a-lista-de-aprovados-do-exame-de-suficiencia-2015-1/ Grande abraço!
ESSENCIAL este artigo! A maioria dos estudantes acha que sabotar o próprio corpo vai, de alguma forma, melhorar a aprendizagem. Somos um TODO, uma estrutura ÚNICA. Cada hora de sono perdida vai gerar prejuízo intelectual, em algum momento.